O auto atendimento – Alternativa para resgatar o bom atendimento.

O Super Muffato implantou no final de novembro do ano passado o serviço de autocaixa, conforme foi batizado pelo grupo. A iniciativa com um investimento de R$ 500 mil, não é uma novidade, já que o auto-serviço é a principal característica dos supermercados desde a sua criação, o fato do caixa ser “auto-operado” pelo consumidor não é novidade no Brasil também, uma vez que o Pão de Açúcar já tinha experimentado em suas chamadas “lojas conceito”.

Novidade porém,  digna de respeito é tratar-se da primeira vez que o instrumento é levado a sério, trazendo a tecnologia para proporcionar um atendimento digno, que facilita a vida dos clientes e trazido por quem tem real interesse em fazer funcionar, não apenas conceitualmente.

A rede consultou sindicatos, explicou que estava gerando empregos, uma vez que a operação demanda orientadores e torna mais cômoda a experiência de compra dos clientes.

Eu experimentei o processo e levei menos de 3 minutos para registrar as minhas compras sem nenhuma dificuldade.

Já havia visto e experimentado este processo em lojas da Europa, onde são muito comuns.  Fiquei muito feliz ao vê-lo implantado no Brasil. Temos um varejo moderno, desenvolvido tecnologicamente e tínhamos carência em poder atender melhor nossos clientes, por fatores que vão do chamado apagão de mão de obra, passam por qualificação e até pela concentração de clientes em poucos dias de compra, que levam a lojas ociosas em alguns dias e estouram nos finais de semana.

Um único senão, por enquanto, é o mercado de equipamentos e softwares que ainda está muito concentrado e corre-se o sério risco de ficar dependente dos custos e condições de poucos fabricantes, além  do custo de adequação ao formato brasileiro. O Muffato levou dois anos para desenvolver o processo conforme informou a imprensa. Mas com a disseminação e o sucesso que vejo para este processo, levará a mais opções em muito breve.

Vale a iniciativa e gostaria de deixar registrado os parabéns a empresa.

Sobre mbendixens

Profissional do Varejo, Mestre em Administração, dedicado a Educação Humanista e a Responsabilidade Social Empresarial no Varejo.
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