O núcleo duro da cultura organizacional

Cultura do ponto de vista da sociologia e segundo o dicionário Houaiss, seria definida como o conjunto das estruturas sociais, religiosas – das manifestações intelectuais, artísticas etc – que caracteriza uma sociedade, o conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber. Cultura seria então o que diferenciaria uma sociedade em seus costumes, em sua arte, sua forma de viver, suas crenças, religião, valores, música, esporte, moral, costumes. Penso que é uma coisa tão particular de uma sociedade, que brota debaixo para cima em quem nasce e vive nesta sociedade. Já imaginou o contrário? Uma decisão vinda de cima para baixo de que agora o esporte nacional seria o basebol por exemplo? Seria possível substituir tão fácil o futebol dos nossos corações e mentes?

A cultura organizacional vem dos fundadores da empresa, daqueles que a idealizaram e imprimiram suas crenças e valores desde o início das operações. Então é algo que foi construído de cima para baixo. Seria possível então ser chamada realmente de cultura? E quem perpetua esta cultura? Existem empresas que propagam esses valores e seguem em frente vitoriosas, mesmo sem seus fundadores. Ouvi muito em lojas do Walmart coisas como: Sam (Walton) fazia assim, ou faria assado… É como se Sam estivesse aqui… E a figura emblemática de Steve Jobs, quem apostava numa empresa que continuaria inovadora e agregando seguidores, isso mesmo, seguidores, mais do que clientes?

A verdade é que empreendedores, líderes por excelência conseguem agregar pessoas ao seu sonho, formando um núcleo duro da cultura que vai sendo ampliado mais e mais pelas pessoas que juntas passam a viver juntas este sonho através do chamado engajamento. Essa mesma é a palavra, o engajado é aquele que faz pelo envolvimento, pela causa, muito mais do que por qualquer outro valor. Engajamento, leva a mais engajamento, este é um dos componentes que perpetuam a cultura organizacional.

O engajamento é algo tão forte, que pode até ser difícil de ser trabalhado em fusões, aquisições, ou alianças estratégicas com ex-concorrentes. Mas isso já é para um próximo bate papo.

Um ótimo final de semana a todos.

Sobre mbendixens

Profissional do Varejo, Mestre em Administração, dedicado a Educação Humanista e a Responsabilidade Social Empresarial no Varejo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário