Colaboradores promotores

Anteriormente falamos da formação do núcleo duro da cultura organizacional. Dos valores e da cultura que desde a formação da empresa é impressa pelos fundadores.

Quero abrir um espaço hoje para falar do cuidado com os colaboradores. Eles possuem papel fundamental na disseminação, no envolvimento e colaboram diretamente para que esses valores sejam percebidos pelos clientes no contato direto. Cumprem assim uma tarefa fundamental na própria construção de uma marca. Chega a ser dissonante uma empresa que prega uma coisa e na prática, na hora da verdade, o cliente encontra outra.

Uma empresa pode possuir crenças, valores, missão, visão, altamente inspiradoras, porém vão ser meras literaturas de parede, quando não são incorporadas pelos seus colaboradores. Por este motivo é importante que sejam vivenciadas, transmitidas e estejam efetivamente presentes na atitude, nos exemplos, no jeito de ser, aquilo que podemos chamar como o “Jeitão da empresa”. Esse jeito de ser está presente na forma de agir, na forma como as decisões são tomadas, no vocabulário do dia a dia e até na forma de vestir-se.

O modelo mais uma vez vem das atitudes e exemplos das lideranças, mas somente aceito, consumido e defendido pelos liderados, se possuir autenticidade.

O melhor de tudo é que isto é um processo natural, que pode ser auxiliado e ganha força por ferramentas de endomarketing, na forma da empresa comunicar isso aos colaboradores.

As histórias da empresa, da forma que foi constituída, os desafios enfrentados e os valores institucionais que ajudaram a superar ou torna-la melhor, podem e devem ser difundidas com orgulho. Contar estas histórias e valorizar a cultura é muito importante, gera agentes ativos de um engajamento que contagia. A Disney é um exemplo bem vivo ao introduzir seus novos “Atores”que passam a fazer parte do “Elenco”, como chamam seus colaboradores.

Que tal utilizar storytelling no dia a dia da sua empresa, ajudando a criar melhor conhecimento da cultura da companhia? Fazendo entender melhor a missão e mais fácil o alcance da visão, que vai ser compartilhada? Criar mais engajamento para as causas, mesmo nos maiores desafios? Criar nos colaboradores um sentido maior para as atividades que executam todos os dias?

Sobre mbendixens

Profissional do Varejo, Mestre em Administração, dedicado a Educação Humanista e a Responsabilidade Social Empresarial no Varejo.
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